Principais Sintomas do Autismo

Os sintomas do autismo são variados e mais observados a depender do grau do espectro. No entanto, é possível encontrar alguns comportamentos que se repetem, e que são fundamentais para identificação do quadro.

Em primeiro lugar, reconhecer os sintomas do autismo é importante para que se consiga pensar em estratégias para o diagnóstico correto e principalmente para o tratamento, que é extremamente importante e pode fazer total diferença.

Por isso vou trazer alguns dos principais sintomas do autismo para que você reconheça e possa prestar auxílio com todo o cuidado que exige.

sintomas-autismo

Isolamento como um Sintoma do Autismo

O isolamento é uma das características mais fortes do autismo, que não deve ser confundido com o comportamento de solidão ou algo do tipo que muitas pessoas desenvolvem ao longo da vida.

As pessoas portadoras de autismo não possuem nenhum tipo de interesse em socializar, e também não demonstram felicidade com esse tipo de situação quando elas acontecem, sendo somente um tipo de atividade aversiva.

Por isso é uma possibilidade para você conseguir pensar e avaliar caso existe esse tipo de sintoma, observando também outros comportamentos que vão dar a certeza do reconhecimento do quadro.

Não desenvolvimento da fala

As pessoas com autismo costumam ter a fala prejudicada, e sempre possuem muita dificuldade em verbalizar qualquer coisa.

No caso de crianças, é possível que o desenvolvimento da fala demore muito mais do que o natural, o que pode ser considerado como fator de alerta se observado em conjunto com outros quadros.

Para adultos alguns não conseguem dizer ou formar frases, utilizando somente palavras soltas ou mesmo sinais para apontar ou gestos que ajudem a entender o que se quer ou o que pretende ser dito.

Agressividade

Por fim, é possível que muitas pessoas portadoras do autismo sejam altamente agressivas, principalmente quando existe um estímulo que lhe irrita bastante e que exige esse tipo de resposta que nem sempre é pensada.

Essa agressividade é a forma que o autista tem para conseguir se expressar ou mesmo para conseguir aliviar a tensão que se criou por conta de algo externo e que não trouxe esse tipo de condição.

Para que essa situação se estabilize é necessário um tempo ou um tipo de condição que possa neutralizar o estímulo, para que a pessoa possa retomar o seu funcionamento mais aceitável e seguro para ele mesmo.

———–

Esses são os principais sintomas do autismo e isso também diz respeito a como você trabalha com essas informações e pode principalmente indicar os tratamentos que são de fato necessários.

Através do reconhecimento desses sintomas é que você pode procurar um especialista para o diagnóstico preciso e consiga a partir disso pensar em estratégias para o tratamento efetivo.

Com isso você pode procurar por algumas alternativas de encaminhamentos que possam ajudar aos portadores do espectro e quem cuida deles.

Uma boa boa alternativa e que vem sendo bastante difundida atualmente é a Terapia ABA, uma tratamento alternativo que pode ser aplicado por qualquer pessoa que seja capacitada e dedicada. Caso você tenha interesse em conhecer essa Terapia criamos um e-book gratuito que pode ser baixado através deste site, basta clicar aqui!

Conheça nosso Curso em Terapia ABA no Autismo para Pais e Aplicadores, ministrado pelo psicologo Fábio Coelho, que já formou mais de 4.000 Pais e Aplicadores de todo o Brasil.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa dessa informação!

Facebook
WhatsApp
Telegram

Torne-se uma Aplicadora ABA

Aprofunde seus conhecimentos em ABA e crie um plano de intervenção eficaz para atuar no desenvolvimento de pessoas com autismo

plugins premium WordPress